Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de mais de 73 mil novos casos por ano são estimados nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
A Policlínica de Tauá oferta o ano inteiro serviços de apoio diagnóstico, tais como mamografia, ultrassonografias da mama, consulta com mastologista e ginecologista. No mês de outubro, foram ofertadas a mais da demanda programa consorcial, 610 vagas de atendimento entre consultas e exames especializados. Ademais, este ano, o Ministério da Saúde liberou as mamografias de rastreamento a partir dos 40 anos de idade.






